O mérito e as Cotas Raciais

Excelente texto sobre a questão do mérito e das cotas Raciais. 

” Eu não consigo entender tanta falação em torno de mérito quanto se trata da adoção de cotas! Eu tenho sérias dúvidas acerca de sua eficiência, mas esta invocação contínua do problema do mérito está me deixando intrigado. As pessoas falam como se o Brasil fosse um país orientado constantemente pelo mérito. Vejamos.

Aplica-se uma prova em sala de aula e os alunos estão sempre dizendo para corrigir com carinho ou depois o aluno quer que o professor dê um jeitinho para ele passar, ao invés de reconhecer as m. que escreveu na prova ….!

Quando alguém preenche uma ficha de emprego uma das primeiras perguntas é saber se ele conhece alguém que trabalha lá, pra quê? Não importa só o mérito dele em relação ao cargo e a função? O Brasil é o país da carteirada, do QI – Quem Indicou – e do jeitinho para todos e para tudo. Por que o mérito só é lembrado em relação às cotas?

No fundo, eu penso que o problema se resuma a uma questão simples! Grande parte da classe média brasileira vive de privilégios e talvez o problema das cotas seja o seguinte: estender a mesma lógica de privilégios a negros, índios, etc. Isto assusta a nossa classe média arrogante, pois ela está percebendo que o seu nicho não é mais restrito e exclusivo! Talvez a questão de fundo seja simplesmente esta, nada mais!

Por que mérito, brasileiro foge dele como o diabo foge da cruz! Nestes anos que trabalho na Universidade o que eu menos vejo por lá são os alunos, e até mesmo colegas meus, preocupando-se com o mérito. Aliás quem se preocupa com mérito e competência na Universidade é taxado de chato, terrorista, aborrecido etc. Agora, aqueles que entram no joguinho do faz de conta – eu finjo que ensino e você finge que aprende – é que caem nas boas graças de todos. Isto é mérito?

Então vamos deixar deste cinismo em relação às cotas, discuti-la de forma substantiva e apelar para fatores como mérito, algo que a maioria das pessoas no Brasil está constantemente ignorando e violando no cotidiano de suas vidas! Grande parte dos brasileiros, principalmente os de classe média, cobram mérito e competência dos outros, mas quando se trata deles mesmos, não descartam uma indicaçãozinha aqui e ali, uma mexida de pauzinhos por fulano ou sicrano etc.”

(Onofre dos Santos Filho – adaptado)

fonte: Wernner Lucas: O mérito e as Cotas Racias. (por Onofre dos Santos Filho).

Ver também:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Democracia, Direitos Humanos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s